You are not allowed to view this news

Podcasts

Tecnologias melhoram infraestrutura

Soluções inovadoras podem transformar as cidades.

4 de outubro de 2018
Infraestrutura

Data&Analytics, Inteligência Artificial e Internet das Coisas compõem a lista de soluções inovadoras que podem transformar as cidades, tornando-as mais inteligentes. Essas tecnologias permitem a redução dos custos e o aumento da produtividade no desenvolvimento e manutenção da infraestrutura. “O conceito de smart city possibilita o uso de várias tecnologias de coleta de informações, a criação de algoritmos de processamento e utilização desses dados para melhorar os serviços na cidade”, explica Maurício Endo, sócio-líder de Governo e Infraestrutura da KPMG no Brasil.

Endo comenta que os gestores podem investir de diversas formas para analisar os dados de movimentação de pessoas, agilizar processos e, assim, proporcionar melhor qualidade de vida para a população. Essas conclusões estão no estudo Emerging Trends in Infrastructure, realizado pela KPMG International.

O estudo aborda as transformações tecnológicas no setor e também as tendências de desenvolvimento para os próximos anos. Dentre as tendências de inovação, ele destaca o uso dos carros compartilhados, o sistema de tarifação dinâmica e automática de pedágio, além do trabalho remoto com home office.

Para Mauricio Endo, as tecnologias melhoram os serviços das cidades e a maior qualidade de vida da população.

Para o sócio, os governos também devem desenvolver camadas de proteção digital para o bom funcionamento do setor. “Cada vez mais teremos infraestruturas interconectadas, por exemplo, sistemas de transporte, energia e saneamento, todos conectados com centros de controle, fábricas e residências. A conexão digital desses serviços pode ser alvo de ataques cibernéticos, prejudicando assim os processos”, explica.

O conjunto de dados armazenados pelas novas tecnologias formam o Big Data, uma base que permite às empresas ou prestadoras de serviços dos governos realizar análises e geração de insights preditivos para compreender o comportamento futuro da população, prevenindo conflitos e riscos.

No podcast a seguir, Endo aborda as aplicações da tecnologia, esclarece a relação do uso de ferramentas inovadoras com a segurança e como o Big Data pode influenciar o setor de infraestrutura.
 

Leia também:

Investimentos em infraestrutura
Sócio Maurício Endo avalia as tendências do setor

()