Você não tem permissão para ver essa notícia

Inclusão e Diversidade

Prêmio Cidadania 2018

Projeto de responsabilidade social estimula o voluntariado entre os profissionais da KPMG.

4 de janeiro de 2019

Anualmente, a KPMG no Brasil realiza o "Dia KPMG na Comunidade", um dia do mês de setembro dedicado ao voluntariado.

Profissionais de todas as localidades onde a empresa tem alguma unidade se organizam para definir as atividades e as entidades a serem beneficiadas. Ao final, concorrem ao Prêmio Cidadania, que celebra, segundo destaca Eliane Momesso, gerente da área de Cidadania Corporativa da KPMG no Brasil, o que mais importa: a atitude de generosidade, o compartilhar do tempo, dos recursos, do conhecimento e do carinho de cada um. “O Prêmio oferece uma ação de celebração ao time vencedor e, para a ONG, R$ 5 mil adicionais a tudo que já foi desenvolvido pelos voluntários na nossa campanha do Dia KPMG na Comunidade.”

Este ano, 23 organizações não governamentais e comunidades foram beneficiadas por ações desenvolvidas por 967 voluntários (profissionais e convidados), em 19 cidades brasileiras.

Mais de 2 mil pessoas foram impactadas por iniciativas que incluíram distribuição de brinquedos, produtos de higiene, alimentos e roupas, reformas, contação de histórias para crianças, apresentações musicais, dança, doações de sangue e até passeios.

Para Eliane, a iniciativa é uma oportunidade de os profissionais da KPMG colocarem em prática a visão da empresa, seus valores e habilidades em benefício da comunidade. “O movimento tem o potencial de chamar a atenção para os desafios enfrentados nessas comunidades e para a necessidade de agirmos em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva", afirma.

Parceria e compromisso demonstrados de forma extraordinária pelo time vencedor

O time de voluntários do escritório de Campinas foi o grande vencedor do Prêmio Cidadania 2018 pela atividade desenvolvida com a ONG Convívio Aparecida Unidade II. Entre os finalistas estavam também os escritórios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.

Para Sílvia Stancatti, coordenadora da Unidade, comprometimento, harmonia, profissionalismo e flexibilidade descrevem o relacionamento dos voluntários de Campinas com a ONG, que foi beneficiada com uma série de atividades no Dia KPMG na Comunidade, durante a reforma do Convívio.

Mais de 100 profissionais da KPMG e 40 convidados, entre amigos e parentes, envolveram-se neste projeto.

“Foi uma parceria muito rica”, destaca. Sílvia cita um exemplo em que a chuva poderia ter atrapalhado a atividade, mas a flexibilidade da equipe mudou tudo. “Houve uma reorganização das crianças e uma união muito forte, sólida o tempo todo. Nós vimos o quanto abraçaram a causa.”

Sílvia lembra que nem precisou destacar equipe de limpeza após a obra de reforma organizada pelos voluntários da KPMG. “Além de arrumar, deixavam sempre o ambiente limpo no final.”

Desde o início, a equipe da KPMG teve grande apoio dos administradores do Convívio, segundo Thiago Rodrigues de Oliveira, sócio de Auditoria do escritório de Campinas. “Talvez por conhecerem a história da reforma que fizemos alguns anos atrás em outra entidade de Campinas, os administradores se mostraram muito empolgados e nos pediam várias coisas. Cada semana pediam uma coisa nova”, lembra.

Os voluntários souberam administrar bem a ansiedade. “No fim, com o apoio incondicional dos profissionais do escritório, conseguimos fazer tudo o que haviam pedido”, comemora.

“Essas parcerias nos nutrem de perseverança e persistência para dar continuidade e não desistir jamais”, salienta Sílvia. Ela vai usar o valor do prêmio para complementar o trabalho da equipe de voluntários, que buscou proporcionar mais conforto para as crianças do Convívio Aparecida.

“O Prêmio Cidadania é um reconhecimento à dedicação de nossos profissionais para fazer a diferença nas suas comunidades.”

Eliane observa que, nos últimos anos, as ações com maior impacto são as que contam com a participação da liderança, o que deixa os profissionais ainda mais engajados. “Adicionalmente, esses times têm se preocupado cada vez mais com um impacto de longo prazo, e as ações não se limitam mais ao Dia KPMG na Comunidade: são o resultado de tudo o que foi realizado ao longo de meses. Esse foi o caso de BH, que venceu em 2017, e foi o que Campinas realizou neste ano”, complementa.

O Serviço de Acolhimento Institucional Convívio Aparecida Unidade II faz parte da Associação de Educação do Homem de Amanhã. A equipe de Campinas já atuava no Convívio Aparecida Unidade I, desde 2008, tendo realizado uma série de atividades:

2008 – Campanha do Agasalho

2010 – Passeio buffet infantil

2011 – Passeio buffet infantil/ Campanha do Natal

2012 – Passeio buffet infantil/ Campanha do Natal

2013 – Passeio Fazenda/ Campanha do Natal

2014 – Reforma do espaço físico

“Os profissionais de Campinas são muito engajados”, conta Marcelli Akemi Arimori Geraldo, coordenadora administrativa da KPMG de Campinas. “O envolvimento se mostra de diversas formas: com as doações em dinheiro, organização de rifas, venda de pizzas, busca de parceiros para colaborar no projeto, organização de eventos para arrecadar fundos, doação do tempo.”

Para Marcelli, um dos fatores essenciais de sucesso nas ações é o envolvimento da liderança. “O apoio genuíno dos líderes faz a diferença, pois os profissionais sentem segurança e tranquilidade em participar das ações organizadas pela KPMG”, afirma. "Contamos com o total apoio do sócio responsável pelo escritório, Jean Paraskevopoulos Neto", completa. 

O engajamento nas ações resulta em muitas coisas boas, segundo Marcelli, que foi a líder do Dia KPMG na Comunidade este ano no escritório. “Além de conseguir um benefício para a ONG, o engajamento traz a integração das pessoas, o crescimento pessoal de cada um e a valorização das pequenas coisas da vida.”

O escritório ainda não celebrou o Prêmio Cidadania em um evento específico. “Aproveitamos nossa festa de confraternização do final do ano para comemorar. Mas ainda teremos um evento para comemorar o sucesso do Dia KPMG na Comunidade 2018 e já planejar o de 2019”, revela Thiago.

()