Você não tem permissão para ver essa notícia

Solutions

Impactos da tecnologia na área tributária

KPMG promoveu série de debates sobre os benefícios da transformação digital.

28 de fevereiro de 2019

A KPMG realizou a série de eventos “Transformação digital na área tributária”, no Rio Grande do Sul, entre os dias 13 e 15 de fevereiro. As cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul receberam especialistas para discutir os desafios do setor tributário e a necessidade de adaptação para as mudanças digitais.

O sócio-diretor da área de Tax, Evandro Sander, disse que o objetivo da série de eventos foi compartilhar o que se tem feito no mercado para ajudar as empresas na avaliação dos impactos das novas tecnologias em cada organização e nos profissionais da área.

“O objetivo é discutir as inovações previstas para a área contábil e tributária e como podemos nos preparar para incorporar tais novidades em nossas rotinas, potencializando seu aproveitamento e traçando novas atribuições para o staff envolvido nessas áreas”, comenta Sander.

Outro tema de destaque nos debates foi a adesão às transformações e como seguir com o gerenciamento dos riscos fiscais, considerando as pressões regulatórias e de custo.

O sócio também pontuou a discussão sobre a necessidade de mudança na cultura profissional, da conscientização das pessoas e das empresas de que a mudança já chegou. “Discutimos por onde começar uma avaliação dos benefícios da transformação digital e as novas atribuições do profissional de tax nesse novo contexto”, complementa. De acordo com o sócio, mudar o mindset pode ser um desafio, mas é necessário mostrar que a transformação digital tem benefícios para o setor.

Novidades tributárias relevantes trazidas pelo fisco e pelos tribunais no final de 2018 e início de 2019 também estiveram em pauta.

Os três dias de evento contaram com palestras dos profissionais da KPMG no Brasil: Evandro Sander, Adriano Rosa, Fernando Pergher, Alexandre Sousa e Angelo Silva.

()