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Linha Ética KPMG

Conheça o sistema que gerencia os relatos acerca das suspeitas de fraudes e desvios de conduta, entre outros.

6 de junho de 2019
mão segurando telefone e digitando os numeros para ligação

Um canal de denúncia é um instrumento importante no combate às fraudes e aos desvios de conduta nas organizações, contribuindo para um ambiente íntegro e ético, prevenindo e detectando perdas financeiras, além de estar em conformidade com as boas práticas corporativas.

As empresas que possuem um canal de denúncias reduzem de forma significativa as perdas financeiras, pois é possível identificar as fraudes em fase inicial, permitindo a estruturação de ações corretivas e medidas mitigadoras.

A área de Strategic & Compliance Risk da KPMG no Brasil apoia seus clientes nesses procedimentos por meio do serviço Linha Ética. A solução gerencia, de forma integrada e independente, as denúncias dentro das empresas.

A ferramenta consolida informações relevantes para uso estratégico da área gestora e, quando aplicável, de comitês, garantindo confiança para que todos possam se expressar livremente, fortalecendo a cultura ética dentro das organizações.

Como funciona?

Esse é um canal terceirizado e independente, que conta com uma equipe especializada no atendimento e análise dos relatos. Assim, as pessoas sentem-se mais confortáveis para fazer uma denúncia. Os usuários podem fazer a comunicação por telefone, e-mail, website ou caixa postal, sendo possível sua identificação ou seu anonimato.

O trabalho da KPMG no processo consiste em receber a denúncia, revisar o teor do relato, identificando se existem informações suficientes para compreensão e apuração e se há indícios de legitimidade (por meio da “Análise Scan”), classificando a categoria de risco do relato e reportando para o cliente.

Após as denúncias, as organizações podem elaborar o planejamento estratégico para apuração do relato, definir planos de ação para mitigação do problema relatado, bem como decidir sobre a aplicação de medidas disciplinares.

A área disponibilizou o folder Linha Ética KPMG, um documento de orientação sobre como funciona o sistema. Para acessá-lo, clique aqui.

Você sabia?

  • As estatísticas indicam que 43% das pessoas optam pelo website como meio de concretizar sua denúncia.
  • O canal por telefone recebe 29% dos contatos, enquanto e-mail e secretária eletrônica recebem, respectivamente, 24% e 4% das denúncias.
  • Os assuntos mais frequentes costumam ser sobre desvios de conduta, totalizando 68% dos casos.
  • Fraudes vêm em segundo lugar, com 11%, e assédio em terceiro, com 9% dos relatos. 

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