Você não tem permissão para ver essa notícia

Notícias

Executivos da indústria automotiva comentam pesquisa da KPMG

Estudo inédito traça perspectivas do mercado local. Assista!

11 de julho de 2019

A indústria automotiva brasileira já conhece a Global Automotive Executive Survey (GAES), pesquisa sobre o setor publicada pela KPMG Internacional há 20 anos. Mas, agora, pode contar também com um capítulo brasileiro desse importante documento para acompanhar as perspectivas do mercado local.

O lançamento oficial da pesquisa foi realizado no dia 25 de junho, durante o Seminário Revisão das Perspectivas 2019, promovido pela AUTODATA.
Poucos dias antes, no entanto, em 19 de junho, Ricardo Bacellar, líder do setor Automotivo da KPMG no Brasil, e Marcio Stéfani, publisher da AutoData Editora, apresentaram em primeira mão os resultados da pesquisa para executivos da indústria na Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em São Paulo.

Baseada nas respostas de 256 executivos e 1.004 consumidores, a pesquisa traz um novo olhar para o setor automotivo brasileiro. “Os resultados foram surpreendentes”, comenta Marcio Stéfani.

Os primeiros capítulos da pesquisa dão mais foco na visão dos executivos da indústria a respeito de diversos aspectos ligados à estratégia do negócio. Na sequência, o estudo faz uma transição para a opinião dos consumidores, com o cuidado de trazer uma amostragem do Brasil inteiro. “Questões culturais, financeiras e sociais têm grande impacto em decisões de compra. Por isso, essa representatividade foi muito importante”, afirmou Bacellar, na ocasião.

Dentre os principais insights da pesquisa, destacam-se a tendência da grande maioria dos consumidores, 96%, em decidir suas opções de compra antes de chegar às concessionárias.

Uma surpresa revelada no estudo: metade dos consumidores deseja adquirir um veículo novo nos próximos dois anos. Em um momento em que existem novas opções de mobilidade, a compra do veículo continua importante para o consumidor.

A indústria passa por um momento de disrupção e se vê diante da necessidade de reinventar seu modelo de negócio para sobreviver às transformações do mercado. O estudo traz insights importantes desse cenário.

No vídeo a seguir, Bacellar, Stéfani e executivos comentam os resultados da pesquisa. Assista!



Para acessar o capítulo brasileiro da pesquisa, clique aqui.

Destaques

- 90% dos consumidores desejam ter veículos elétricos à disposição para compra.

- 87% dos consumidores demonstram interesse em veículos por assinatura.

- 78% dos consumidores se dispõem a permitir acesso aos seus dados, tendo como recompensa ser recepcionado nas concessionárias de forma customizada.

- A maioria dos executivos brasileiros reconhece nas startups e nos centros de pesquisa das universidades potenciais parceiros na construção do futuro ecossistema de negócios da indústria automotiva. Porém, ao mesmo tempo em que a conveniência e a necessidade dessas parcerias são reconhecidas, o estudo também demonstra que falta clareza sobre como viabilizá-las.


For a summary in English of the topics discussed by the Automotive professionals please access this video.

Leia também:
KPMG e AUTODATA realizam pesquisa inédita sobre o setor automotivo
Nova agenda automotiva
Na onda da revolução tecnológica
Global Automotive Executive Survey (pesquisa global)

()