“O Brasil é o parceiro comercial mais importante da Alemanha na América do Sul e, depois do México, o segundo parceiro comercial mais importante da América Latina”, destaca o sócio-líder do German Desk da KPMG no Brasil, Karsten Pieper.
A Alemanha, por outro lado, é um importante parceiro para o Brasil. Karsten explica que, atualmente, mais de 1.300 empresas germano-brasileiras empregam 250 mil pessoas no país, tornando São Paulo a maior concentração da indústria alemã do mundo.
Os principais produtos exportados para a Alemanha são minério de ferro, soja, café, peças de automóveis, aeronaves civis, máquinas, carnes, cobre e petróleo bruto. O mercado alemão apresenta boas oportunidades para investimentos, está em um centro geográfico importante e possui mão de obra qualificada.
Apesar desse cenário favorável, há desafios para que grandes companhias se estabeleçam aqui, como as diferenças culturais, a complexa regulamentação brasileira para algumas áreas, a burocracia e as deficiências em infraestrutura.
No vídeo a seguir, Karsten traz mais detalhes sobre essas oportunidades e desafios e conta como a KPMG pode apoiar as empresas para estreitar as relações comercias, promovendo novas parcerias e internacionalização dos negócios. Confira: