Você não tem permissão para ver essa notícia

Deal Tech

Empresa familiar: vender ou manter?

Saiba qual é a melhor opção para o seu negócio

2 de dezembro de 2019
Empresária analisando arquivo sobre a melhor opção para seu negócio familiar

Em negócios familiares, a gestão costuma ser tarefa do fundador. Dessa forma, empresa e gestor podem se confundir, misturando-se a história de ambos. A figura da liderança passa a ser a própria essência organizacional personificada que, quando ausente, enfraquece a identidade e, consequentemente a confiança nas atividades. Entretanto, a relação com parceiros, colaboradores e até clientes tende a ser mais próxima e centralizada em uma única pessoa. Esse fato pode ser uma vantagem como estratégia de fidelização, porém poderá criar obstáculos em um processo de venda.

É possível vender a empresa e continuar participando da administração? Confira aqui!

Entenda qual é o seu momento de vida

Você tem algum projeto pendente? O que gostaria de fazer, mas o trabalho te impede? Você deseja se dedicar à família ou a algum hobby? Se a resposta for sim, está na hora de tirar os planos do papel.

Porém, não basta apenas anotá-los. É necessário traçar uma visão panorâmica e, se possível, de longo prazo sobre os impactos da realização dos objetivos. Quanto mais claro, mais informativo será, com definições de valores e tudo relacionado à garantia de execução. Assim, os resultados obtidos pela negociação devem ser correspondentes aos interesses atuais e futuros, dando condições de sustento para os eventuais dependentes do negócio.

  • Avaliação dos planos e projetos pessoais

  • Estudo da viabilidade (cronograma e patrimônio)

  • Relações de dependências (herdeiros, parceiros e colaboradores)

Considere as implicações da transação

A par da situação da empresa, uma visão parcial das expectativas de negociação já pode ser organizada. Com os contextos internos bem desenhados, é possível se posicionar de forma adequada à realidade do mercado. As definições dos valores devem considerar as expectativas do empreendedor e as implicações das condições oferecidas.

Pessoa analisando dados de uma empresa familiar.
É importante estar bem informado sobre a situação do mercado para poder realizar uma boa negociação.

Preparar-se para negociar, ou seja, saber de forma antecipada os argumentos e contra-argumentos da oferta. Assim, vale identificar possíveis conflitos, como:

  • - Valor desejado x valor do mercado;

  • - Prazo de venda desejado;

  • - Relação pós-venda;

  • - Pagamento financiado pelo comprador;

  • - Rompimento com clientes, parceiros e colaboradores.

Identifique o perfil de venda desejado

Antes do início de uma transação, é imprescindível entender o contexto no qual a transação ocorrerá e o objetivo do proprietário. Dependendo destes fatores, serão avaliados o preço, o prazo e as condições que a transação será levada ao mercado.

Uma empresa diferenciada em relação aos seus concorrentes terá melhores condições de endereçar tais fatores, uma vez que será mais atrativa para os potenciais compradores.

Em situações em que o proprietário tenha maior urgência em vender, a transação poderá ocorrer por meio de preços mais baixos e condições menos favoráveis.

Existe ainda a situação em que o proprietário tem interesse na continuidade de seu envolvimento por um período posterior à venda. Essa opção pode propiciar maior confiança para compradores que não dispõem de todas as competências necessárias para o controle das operações.

A tomada de decisão

Sabendo da proximidade de muitos empreendedores com seus negócios, na medida em que compartilham uma jornada e crescem juntos, é inevitável falar sobre a barreira emocional que incide sobre a decisão da venda. No entanto, a trajetória pessoal é trilhada por mais caminhos e não só o profissional. Saber equilibrar as prioridades exige coragem para finalizar velhos ciclos e iniciar novos.

Está com dúvidas sobre quais são as suas alternativas para o futuro? Veja algumas oportunidades!

Uma forma de ver a situação de venda é interpretá-la como uma oportunidade para realizar outras realizações pessoais. Adicionalmente, também consiste em uma alternativa para equilibrar os interesses dos herdeiros dos empreendedores.

Nenhum ()