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Como maximizar o valor da empresa?

Saiba quais são os fatores de uma administração eficiente

16 de dezembro de 2019
Empresária apresentando dados positivos sobre o valor da empresa.

Possuir uma visão bem amparada viabiliza a otimização do negócio, proporciona melhorias contínuas e, consequentemente a obtenção de resultados positivos.

Durante o processo de venda, a avaliação torna-se ainda mais estratégica. Nesse momento, os atributos da oferta, potenciais sinergias a serem aferidas pelo comprador e os riscos assumidos pela empresa são analisados detalhadamente.

Fatores de valorização da empresa

Diferentes fatores relacionados à empresa podem ser usados para contribuir com o aumento do valor do negócio. Sem o conhecimento aprofundado destes atributos, potenciais oportunidades de ganhos podem ser desperdiçadas.

Para impedir que isso aconteça, é necessário que o empreendedor esteja atento aos aspectos que possam ser favoráveis para a geração de valor do negócio.

Saiba quanto tempo esperar para ter seu negócio valorizado

Lucratividade e crescimento

Quem pretende adquirir um negócio busca por opções que proporcionem oportunidades de crescimento, rentabilidade e um balanceamento adequado de retorno e risco do empreendimento.

Para avaliar esses pontos, os compradores realizam diversos levantamentos e análises referentes às operações da empresa.

Com relação à receita, são analisados os clientes, crédito, inadimplência, recorrência e potenciais ganhos e perdas de faturamento a serem incorridas após a transação.

Também são analisados os custos fixos e variáveis, aspectos trabalhistas, despesas e fatores relativos à redução de custos.

A capacidade instalada e a eventual necessidade de investimentos para adequação das operações ao modelo de negócios do comprador também são itens relevantes.

Juntas, essas informações indicam as condições organizacionais e as oportunidades de desenvolvimento, dando mais clareza sobre o negócio.

Receita recorrente

A receita recorrente diz respeito aos rendimentos estáveis e previsíveis da empresa. Em outras palavras, trata-se de valores que possibilitam, com menor risco, a entrada de recursos para a organização.

Negócios com esse modelo de receita tem um melhor gerenciamento de despesas e dificilmente apresentam performance abaixo de 20% das projeções, segundo uma matéria publicada no site dinheirama.com. Investidores e compradores valorizam essa antevisão, pois há mais segurança na transação.

Controle financeiro e procedimentos internos

A qualidade das demonstrações financeiras também está relacionada aos controles financeiros e operacionais da empresa. E, apesar de sua enorme importância, algumas vezes, as organizações apresentam dados inconsistentes, algo que dificulta a análise do comprador durante a transação.

Mesmo que sejam corrigidas posteriormente, incompatibilidades de informações criam a necessidade de esforços adicionais, pesando negativamente nas negociações.

Possuir total controle sobre a movimentação financeira e dinâmicas internas torna-se um diferencial estratégico. A transação acontece com maior tranquilidade, segurança e embasamento, firmada em históricos transparentes e precisos - o cenário ideal para quem tem interesse em comprar a empresa e, ao mesmo tempo, um excelente argumento de venda.

Empresários analisam dados financeiros para gerar valor à empresa.
O controle financeiro é um diferencial estratégico na hora de valorizar o seu negócio.

Base de clientes diversificada

Uma carteira de clientes diversificada e ampla significa que a empresa conta com certa estabilidade de faturamento, sendo assim, os riscos de perda de receita são pequenos. Essa base diferenciada de clientes também é considerada como um atributo agregador de valor para a organização.

É importante lembrar que qualquer comprador se preocupa com os impactos que a transação poderá provocar na geração de receita e, especialmente nos aspectos relacionados à fidelização dos clientes já existentes.

A título de exemplo, considere uma organização com 20 clientes, sendo que os três maiores são responsáveis por 70% da receita. Nesse caso, a empresa possui uma limitação - vista como um risco pelo comprador -, pois com fontes de rendimentos centralizadas, as perdas podem ocasionar impactos significativos.

Ativos da marca

A orquestração dos ativos tangíveis e intangíveis da empresa gera seus fluxos de caixa, e portanto, o seu valor. A marca da empresa é um importante atributo de geração de valor, principalmente quando atua no segmento de consumo ou quando o desenvolvimento de seus negócios depende significativamente da reputação associada à esta marca.

Vantagem competitiva

Criar uma vantagem competitiva é muito importante para quem quer crescer e aumentar alcance e visibilidade. Entender o diferencial competitivo da empresa e se distanciar da concorrência é essencial para largar na frente e estar mais perto do cliente.

A empresa precisa estar preparada para exaltar suas vantagens competitivas e demonstrar isso por meio de números e grandes conquistas no decorrer dos anos, assim como quais são as vantagens competitivas que a transação proporcionará ao comprador.

Como a assessoria da KPMG pode ajudar nas transações

Com ampla experiência em vendas e negociações de empresas, a assessoria da área de Transações da KPMG está pronta para ajudar a organização a construir um conhecimento e um repertório que a beneficie, e também avaliar o negócio. Em um trabalho conjunto com o empreendedor, buscamos fazer as perguntas certas, nutrindo a tomada de decisões em respostas adequadas para cada situação.

Consultor da KPGM e empresário apertam as mãos após um negócio bem-sucedido.
A assessoria qualificada da área de Transações da KPMG trabalha em conjunto com o empreendedor para maximizar o valor da empresa.

Acompanhamos a trajetória da negociação desde o planejamento até a execução e, dessa forma, garantir que os interesses do empreendedor sejam respeitados e atendidos. Até porque, quem trabalhou a vida toda rumo à consolidação da empresa, merece encerrar esta etapa da carreira sendo recompensado adequadamente.

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