Você não tem permissão para ver essa notícia

KPMG Live

Ouça a íntegra do KPMG Live com Pedro Melo

Ex-presidente e COO da KPMG no Brasil contou sua trajetória e seu novo desafio como presidente do IBGC.

10 de fevereiro de 2020
três homens de terno sorriem em pé atras de uma mesa

Ele está há 35 anos na KPMG, já foi presidente da organização e atua como COO na América Latina. Mais do que toda a experiência técnica adquirida ao longo de sua carreira, Pedro Melo é um dos profissionais mais admirados da KPMG pela simplicidade, pelo grande incentivo à diversidade e pela disponibilidade em compartilhar conhecimento com seus colegas.

Ele foi o convidado do KPMG Live, o programa ao vivo da Rádio KPMG Brasil, realizado em 6 de fevereiro com apresentação de André Coutinho, sócio-líder de Clientes e Mercados, e Carlos Gatti, sócio-líder de Advisory e do Comitê de Inovação.

Em um bate-papo fluido, Pedro Melo contou como começou sua carreira, os desafios e seu desenvolvimento em meio a exemplos para todos aqueles que buscam progredir profissionalmente.

A cada programa, os convidados escolhem músicas, e a canção sugerida por Melo foi Colours, de Phill Collins. "Essa música me marcou. Descreve uma situação de um país em severa ditadura, que também passava pela questão racial", conta. "É uma música de protesto e me ajudou a compreender o que um líder pode causar se ele não der atenção para essas questões de diversidade", completa.

Confira a primeira parte do programa:



Desafios da profissão e novas perspectivas como presidente-executivo do IBGC


Pedro Melo assumiu recentemente uma nova jornada como presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Essa foi a principal notícia da segunda parte do programa.

De acordo com Melo, a nova função é uma oportunidade de compartilhar tudo o que aprendeu ao longo dos anos. "Estou entusiasmado e aprendendo muito", comentou.

O entrevistado também falou sobre os desafios que encontrou ao longo de seu mandato como presidente da KPMG, de 2008 a 2017, entre eles o enfrentamento de uma crise brasileira e outra mundial.

E para aqueles que querem crescer na profissão, ela relembra a música de Renato Russo: "você vai ter dias difíceis, mas no final do dia tem de acreditar em si".

Segundo ele, essa música foi inspiradora, porque ensina que cada um tem de saber aonde quer chegar. "Sei que o mundo está mais complexo hoje, mas é importante você ter em mente aonde pode chegar, porque, à medida que se compromete com esse lugar, tem de acreditar em você e trabalhar rumo àquela direção. Não pode simplesmente deixar que as coisas te levem", ponderou.

Confira a segunda parte dessa conversa:



Governança corporativa e o Board Leadership Center


Na última parte do programa, Pedro Melo comentou os principais destaques do KPMG Board Leadership Center, evento realizado entre os dias 6 e 8 de janeiro, nos Estados Unidos, para discutir questões de interesse dos Comitês de Administração, de Auditoria e para os negócios em geral. O evento teve a presença de uma delegação de conselheiros do Brasil.

Entre os temas de discussão mais relevantes, ele destacou as seções de geopolítica, diversidade e também o aumento de debates relacionados a temas sociais.

A última música do programa escolhida por Melo, River so wide, de Phil Collins, traz uma narrativa sobre as diferenças. “É preciso encurtar as diferenças, é preciso que todos procurem o trecho mais estreito do rio para se encontrarem e florescerem juntos. A melhor forma de aprender é trabalhar junto com outras pessoas para se aproximar do outro lado", pondera.

Ouça a última parte do programa a seguir:


 

Confira as discussões do KPMG Board Leadership Center

Acompanhe os webcasts do KPMG Board Leadership Center que acontecem a cada 2 ou 3 meses. O último foi realizado em 16 de janeiro com a participação de Ken Kim, economista sênior da KPMG LLP, e da consultora sênior do Board Leadership Center, Susan Angele.

Os profissionais discutiram as perspectivas para os Estados Unidos e a economia global, as tendências e desafios com potencial para impactar o crescimento corporativo, emprego e comércio. Eles também destacaram as questões e prioridades críticas que moldam as agendas dos comitês de auditoria em 2020.

Os próximos webcasts já têm data marcada. Acontecerão nos dias 19 de março, 18 de junho e 10 de setembro.

()