Você não tem permissão para ver essa notícia

Consumo e Varejo

Varejo e impostos foram destaques no KPMG Live

Confira a íntegra do programa com a participação de especialistas nos temas.

9 de março de 2020
Três homens e uma mulher, lado a lado, em pé na frente de um painel escrito 'ser inovador transforma negócios'

O varejo é um dos setores que mais emprega profissionais no Brasil e é um dos principais indicadores de transformações, comportamentos de consumo e tendências.

E foi para falar sobre o tema que Fernando Gambôa, sócio-líder de consumo e varejo e Paulo Ferezin, sócio-líder para os segmentos de varejo e alimentos & bebidas, estiveram no último KPMG Live, programa ao vivo da rádio KPMG Brasil realizado em 5 de março.

A sócia de impostos Estela Zanata fez uma participação especial no programa para falar sobre os desafios para contribuição do setor varejista e a nova sistemática de ressarcimento do ICMS

Em sua 11a edição, o periódico foi conduzido por André Coutinho, sócio-líder de Clientes e Mercados, e Carlos Gatti, sócio-líder de Advisory e do Comitê de Inovação.

Na primeira parte do programa, os participantes falaram brevemente sobre suas carreiras e alguns destaques da NRF 2020 - Retail's Big Show, o maior evento de varejo do mundo. Realizado em janeiro, em Nova York, recebeu mais de 38 mil visitantes, entre eles, c-levels de diversos países. Conforme destacou Gamboa, o tema "meios de pagamento" foi um dos mais destacados no evento. "Essa é uma das tendências capturadas por nós, e algumas empresas já se identificam como empresas de tecnologia a serviço do varejo. "Existe uma mudança de posicionamento pela necessidade de tecnologia para sustentar a transformação que acontece no setor", complementa Ferezin.

Confira o primeiro bloco do programa:

Impostos no varejo

Na segunda parte do programa, a sócia de impostos Estela Zanata ressaltou a importância dos aspectos tributários no varejo, com destaque para o ICMS ST, que trata do ressarcimento de impostos.  "A questão burocrática é intensa, mas quem consegue ficar em dia com os impostos tem uma vantagem competitiva", comenta.

Estela também falou sobre as ações do Know, o pilar do Comitê de Inclusão e Diversidade da KPMG para o apoio à liderança feminina no mercado trabalho.

Confira, no segundo bloco, mais informações sobre os desafios de impostos para varejistas e o Know:

Tendências para as vendas

Respondendo às perguntas de ouvintes, Ferezin e Gamboa falaram sobre o atendimento, com o cliente no centro, como um dos pontos mais importantes do negócio.

Eles também comentaram sobre a necessidade, para o varejista, de estar presente em uma plataforma de vendas online. "A transformação digital é muito forte e a plataforma se consolida como canal futuro dos varejistas", afirma Gamboa.  "Se você não tem ou não está em uma plataforma, você não existe como varejista. Estamos falando de atender o cliente e ser um transacionador", acrescenta Ferezin.

Os participantes ainda aboardaram as mudanças nas lojas físicas, que passam cada vez mais a se tornar locais de experiência. Confira mais no último bloco do programa:

Fernando Gambôa e Paulo Ferezin gravaram recentemente um podcast para contar todas as novidades da NRF 2020 e as principais tendências do varejo. Confira:

Varejo mundial em transformação

Nenhum ()