Você não tem permissão para ver essa notícia

Energia e Recursos Naturais

Como universalizar o saneamento no Brasil?

Confira mais um podcast da série de Energia e Recursos Naturais.

6 de abril de 2020
Dois homens e uma mulher, sorrindo, estão sentados em uma mesa com microfones para cada um

Bons equipamentos de infraestrutura refletem diretamente no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida da população. No caso de saneamento, especificamente, o correto tratamento da água e do esgoto reduzem significativamente os custos em saúde pública, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

No Brasil, trinta e seis milhões de pessoas não têm acesso a água tratada, mais de cem milhões não têm coleta de esgoto em suas casas e a falta de tratamento do esgoto afeta 124 milhões.

Para se aprofundar no tema, a KPMG e a ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) se reuniram para desenvolver um estudo detalhado sobre os investimentos necessários no setor. O estudo foi realizado tomando como base as metas do PLANSAB – Plano Nacional de Saneamento Básico, publicado em 2012, que projeta a universalização dos serviços de água e esgoto em nível nacional até 2033.

No podcast a seguir, Franceli Jodas, líder do segmento de energia elétrica e utilidades públicas da KPMG no Brasil, conversa sobre os resultados do estudo com Percy Soares Neto, Diretor Executivo da ABCON, e Maurício Endo, sócio-líder de Governo da KPMG no Brasil e na América do Sul. Ouça!

Na segunda parte do podcast, os especialistas comparam a universalização do saneamento com base na experiência em outros setores de infraestrutura.

A última parte do podcast traz um importante debate sobre como a atualização da legislação e a movimentação dos players do mercado podem melhorar o saneamento básico no Brasil. 

Mulher de cabelo castanho curto, camisa branca, sorrindo, está sentada atrás do microfone
Franceli Jodas
Homem oriental, careca, de terno e camisa social, sentada na mesa com um microfone me sua frente
Maurício Endo
Homem de barba e roupa social sentado em mesa. Em sua frente há um microfone
Percy Soares Neto

Confira também:

Insights para Energia e Recursos Naturais

Competitividade do gás no Brasil

Nenhum ()