Você não tem permissão para ver essa notícia

Notícias

A hora da retomada econômica

Sócios comentam o que as empresas precisam focar para o retorno às atividades. Confira no KPMG Live.

24 de abril de 2020
Montagem com quatro homens, em pé, lado a lado, todos de camisa social e terno. Três usam óculos.

Passado cerca de um mês do período da quarentena para minimizar os efeitos da Covid-19, as organizações se debruçam em planos seguros de retomada da atividade econômica no momento oportuno. E foi para debater o tema que o KPMG Live, apresentado no dia 23 de abril, recebeu os sócios Alan Riddell e Cristiano Rios.

Com apresentação de André Coutinho e Carlos Gatti, o programa trouxe um panorama do cenário atual e os pontos de atenção.

Alan Riddell comentou as análises que vem fazendo junto com os clientes sobre os impactos financeiros e os principais pontos que as empresas devem considerar para um diagnóstico completo na área de gestão de pessoas e aspectos trabalhistas, questões regulatórias e mudanças operacionais.

O sócio ressaltou a importância da gestão financeira para aproveitar as oportunidades. Falou, também, de estratégias e alternativas para busca de crédito no mercado. Confira a primeira parte do programa:

Logística em xeque

Com forte experiência em supply chain, Cristiano Rios traçou um cenário dos impactos e desafios do varejo depois da pandemia. Ele destacou a necessidade de o setor se reinventar rapidamente para atender às demandas de forma online.

Cristiano Rios ressaltou os desafios desse tipo de atendimento com excelência, que envolvem questões de performance de operação, garantia de fornecedores, estoques e questões contratuais.

O sócio ressaltou as oportunidades desse modelo e as transformações que devem ocorrer no mercado, incluindo a mudança de comportamento de consumo.

Ouça a segunda parte do programa:

Retomada da atividade econômica

Do ponto de vista da gestão financeira, Alan Riddell destacou três pontos que devem constar de um plano de retomada: a liquidez para investimentos, para o desenvolvimento da cadeia de produção e pagamento de salários; equipe capacitada, disposta e pronta para ajudar nessa retomada e na identificação de oportunidades; e foco em manter toda a cadeia de suprimentos de forma íntegra, com fornecimento de insumos na quantidade, no custo e dentro da programação para garantir que não haja qualquer interrupção.

Cristiano Rios acrescentou que este é o momento de rever toda a estratégia da empresa, considerando o novo perfil de compra. É hora também de avaliar toda a cadeia de vendas para curto e médio prazo e de buscar meios de aumentar a proximidade com clientes e intensificar a confiança da marca, inclusive revendo ações para a retenção de clientes.

Os participantes ainda destacaram outros pontos importantes para um modelo de saída da crise. Confira tudo a seguir:

Fique ligado! O próximo KPMG Live será apresentado no dia 30 de abril, próxima quinta-feira, na Rádio KPMG Brasil!

Nenhum ()