Você não tem permissão para ver essa notícia

Consumo e Varejo

Consumo e varejo na América do Sul

Sócios discutem as tendências e como a pandemia da Covid-19 está impactando o setor.

14 de maio de 2020
Três homens de terno e camisa social, em pé, lado a lado

“O mercado de consumo está em plena transformação e os consumidores estão cada vez mais informados, conectados, engajados e conscientes do seu papel”, conta Fernando Gamboa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Para analisar essas mudanças e comparar os comportamentos e padrões de consumo, a KPMG desenvolveu o estudo As principais tendências que afetarão o setor de varejo e a indústria de CPG nos próximos anos na América do Sul.

A publicação aponta, entre outras conclusões, que a conectividade e o imediatismo são pontos de atenção para empresas que querem se estabelecer no mercado. "O processo de compra é visto como um modo de viver uma experiência. E valorizar a experiência do consumidor é uma estratégia fundamental para os varejistas", afirma Gamboa.

O estudo selecionou as oito tendências principais que devem impactar o setor de consumo e varejo nos próximos anos:

1 - Pessoas no centro

2 - A experiência e a lealdade do cliente

3 - A confiança como motor do crescimento

4 - Rumo a um modelo eficiente e ético no uso dos dados pessoais

5 - As novas plataformas e modelos de negócios

6 - Cooperação e colaboração

7 - Supply Chain inteligente e responsivo

8 - A tecnologia como base para o desenvolvimento

No podcast a seguir, Fernando Gamboa conversa com os sócios Paulo Ferezin, líder de Varejo, e com Cristiano Rios, líder de Consumer Goods e especialista em cadeia de suprimentos, sobre as principais tendências do setor:

Impactos da Covid-19

O mercado de varejo também foi impactado pelo avanço da Covid-19 e precisou agir rapidamente. Na segunda parte do podcast, os profissionais explicam como a tecnologia se tornou protagonista para transformar processos de compra e atendimento neste momento. Falam também como as tendências do estudo se aplicam no cenário atual. Ouça mais:

Para acessar o estudo completo, clique aqui.

Nenhum ()