Você não tem permissão para ver essa notícia

Podcasts

Uma nova realidade em debate

Confira a íntegra do KPMG Live com a participação de Daniel Motta.

15 de maio de 2020

As mudanças provocadas pela pandemia trouxeram diversos impactos, além do econômico, para a sociedade. Mudanças na forma de trabalho, com destaque para o home office,  maior demanda por soluções tecnológicas, aumento do consumo online, nova rotina, entre outros aspectos, surtiram efeitos psicológicos que têm feito muitos especialistas questionarem se uma nova realidade vai permear depois da quarentena.

E foi para refletir sobre o tema que o KPMG Live, o programa da rádio KPMG Brasil, convidou Daniel Motta, sócio e CEO do BMI - Blue Management Institute e autor dos livros A Liderança Essencial e Anthesis. Motta é doutor em Economia, membro Alumni OPM Harvard Business School e atua também como sócio e diretor-geral da WhiteFox Capital, controladora da Nexialistas e PeopleCraft.

Em um bate-papo com os apresentadores André Coutinho e Carlos Gatti, o convidado comentou alguns comportamentos observados durante os meses de pandemia, entre eles, a redução do consumo e um movimento estruturante de uma nova realidade, com a valorização da ciência, círculos de relacionamentos mais reduzidos, volta do estado como protagonista e o aumento momentâneo da solidariedade.

Como transformação de fato, Daniel acredita que a maior mudança pós pandemia está relacionada à conformação das pessoas em ceder seus dados, com a perda de privacidade e individualidade, em prol do bem coletivo. Ouça mais:

Cultura organizacional
Questionado sobre os impactos do home office, Daniel comentou que esse é um processo irreversível, mas tem como desafio a construção de uma forte cultura em convivência social e relações de confiança duradoura.

Ele sugere que o modelo de home office pode extrapolar tendências nas relações de trabalho.

O convidado também comentou as transformações na cultura organizacional e o papel das lideranças nesse novo cenário. Ouça tudo na segunda parte do programa:


Retomada
O convidado comentou a retomada econômica sob diversas variáveis e também as oportunidades da crise.

Daniel ainda traçou um cenário de como devem ficar as relações comerciais com a China, um dos principais parceiros do Brasil. Saiba mais a seguir:

 

 

()