Você não tem permissão para ver essa notícia

Advisory

Covid-19: os desafios para o compliance

Estudo da KPMG analisou os impactos da pandemia para os executivos da área.

17 de junho de 2020
ilustração de um caminho de fios de luz em um fundo escuro

A função de compliance vem se tornando cada vez mais relevante na crise atual, decorrente da pandemia de Covid-19, que gerou um cenário desafiador para as organizações. E os profissionais de compliance estão participando ativamente das ações voltadas para a gestão da crise.

Para analisar os impactos no setor, a KPMG desenvolveu a pesquisa COVID-19: Compliance Survey. Com a participação de 40 Chief Compliance Officers (CCOs) de diversos setores, o estudo realizado no mês de maio trouxe um panorama dos desafios atuais para a área, mapeando também as perspectivas para a retomada.

Para os CCOs, é notável o aumento de relatos e investigações relacionadas aos riscos emergentes da Covid-19, como a adaptação das condições de trabalho, situações de aglomeração, uso de EPIs em atividades essenciais, redução de jornada de trabalho, abusos em reuniões virtuais e grupos de risco, entre outros.

Segundo o estudo, em sua maioria os executivos têm atuado como membros de Comitês de Crise nas organizações, investindo parte de seu tempo no gerenciamento dessas situações.

Entre as atividades prioritárias para o momento atual, os CCOs destacaram como mais importantes: comunicação e treinamento, riscos de terceiros, autorização de políticas e procedimentos, revisão de contratos e investigações, nesta ordem.

Para acessar a publicação completa, clique aqui.

()