Você não tem permissão para ver essa notícia

Agronegócio

Agronegócio mais inteligente

KPMG Live discutiu a transformação digital no setor. Veja a íntegra.

11 de setembro de 2020

Em sua 30ª edição, o KPMG Live, o programa da Rádio KPMG Brasil, fez sua estreia na última quinta-feira (10) no YouTube. Agora, nossa audiência pode optar por acompanhar as entrevistas tanto na rádio quanto no canal de vídeos.

Nesse programa, os apresentadores André Coutinho e Carlos Gatti receberam Giovana Araújo, sócia-líder de Agronegócio, e Martiniano Lopes, sócio de Management Consulting para o Agronegócio da KPMG no Brasil. Eles discutiram a transformação digital no setor.

A pandemia não afetou o crescimento do agronegócio e ainda tem gerado uma aceleração das agendas tecnológicas, aumentando mais ainda a competitividade frente a outros países. É o que explica Giovana ao traçar um panorama dos principais impactos no setor.

Para Lopes, o agronegócio passa por uma transformação da mesma magnitude que o processo de mecanização no campo e, agora, se vê diante de novos desafios. A tecnologia trouxe a necessidade do desenvolvimento de competências que ainda são carentes no setor.

Os participantes também apontaram algumas soluções que estão sendo estruturadas e discutidas, como o centro de operações agrícolas, com a conexão de toda a operação na internet das coisas, permitindo a obtenção de dados relevantes em tempo real. Essas informações possibilitam não apenas a melhoria da eficiência operacional como também permitem a geração de novas receitas com instrumentos que não fazem parte do core da operação atual.

Eles apontaram os desafios de conectividade. Acreditam que, com a resolução dessa questão, alavancada pela chegada do 5G, o potencial de transformação será ainda maior.

O programa completo você pode conferir no áudio:

Ou assistindo a seguir:

Ouça a playlist dos participantes do programa no canal da KPMG no Spotify.

()